Beyoncé o fez, coincidência?

Queria ser poeta, para derramar tuas lágrimas!

Ter talento o suficiente para convencer Carlinhos Brown, João Carlos Salles, Gilberto Gil e todos os astres da hora de vestir a camisa da Reaja! Convencer esta “gente de poder” a usar e abusar dos holofotes, assim com Beyoncé acabou de fazer. Queria poder convencer tod@s que o racismo mata negr@s, que o genocídio do povo negro está acontecendo…

Mas, além de ser homem e branco, sou francês. O que não facilita o exercício da cidadania por este lado do mar. Mas vamos lá, com nossa gota d’água, sem mais demora nem poesia.

Não derramei lágrimas ontem ao participar, único representante docente da UFBA, do ato de memória à Chacina do Cabula promovido pela Campanha Reaja. Não chorei, ao ver as mães presentes, fortes de não sei que coragem enraizado em uma tradição plurissecular de resistência e luta, chorar. Não foi meu filho que morreu.

Não derramei lágrimas quando Peu Meurray contou, no palco do Ghetto Square, sexta-feira passada, como a mãe dele era orgulhoso deste menino que conseguia tirar som de qualquer lata. Talvez por isso foi convidado a participar do Festival Nalata. Não porque fez doutorado como bem queria.

Mas choro. Todo dia, interiormente, por isso e aquilo. Este é o preço a pagar pela empatia.

Choro e sofro principalmente ao pensar nos mortos injustiçado, e em algumas coincidências, que se forem fortuitas, então preciso parar de pensar!

  • Coincidência os maus-tratos e humilhações cotidianos das famílias da Vila Moisés e Engomadeira?
  • Coincidência as ameaças aos militantes da Campanha Reaja e aos moradores das vizinhança da Chacina?
  • Coincidência as contradições explicitas entre o inquérito do Ministério Público, órgão formalmente independente do poder político, e este da Policia Civil, sob comando do Governador?
  • Coincidência, a decisão de uma juíza substituta (tirando as férias do juiz oficialmente responsável) que declara INOCENTES os 9 PMs inculpados, após ter analisado, em alguns dias apenas, mais de 1000 páginas de um processo com conteúdo suficiente para derrubar um Rui Costa e seu secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa em qualquer democracia que se respeita?

Queridos leitores, ficar calado é ser cúmplice. Não basta ser lúcido. Precisamos agir e exigir a:

                           IMEDIATA FEDERALIZAÇÃO DA CHACINA DO CABULA

Junto com a Campanha Reaja, Justiça Global, a OAB-BA e várias outras instituições, organizações, entidades, movimentos populares e pessoas, podemos SIM impedir o esquecimento da Chacina do Cabula, triste exemplo da ESCANDALOSA IMPUNIDADE da Policia Militar.

A ONU e a OEA (Organização dos Estados Americanos) estão acompanhado este caso, já tão famoso pelas declarações insanas do Governador da Bahia.

Teve que se retratar publicamente “ele”, depois de ter declarado que todos os mortos tinham passagem na policia.
Só 2 tinham e ainda, por embriaguez no carnaval.

Mas não pediu desculpas, O Rui Costa, pelas falas absurdas e irresponsáveis que fez na mídia, comparando a arte de “fazer gol” com esta de “matar gente”! Que desgraça!

E por incrível que parece, segundo este mesmo governador, matar cachorro justifica a expulsão dos profissionais responsáveis!

Governador, o que justificaria lhe expulsar do poder, junto com os responsáveis das inúmeras chacinas cotidianas do povo negro?

Enquanto isso, os noves PMs inculpados pelo Ministério Público estão soltos para matar. O que fazem, com uma excelência acadêmica sinistre. Só estes últimos dias, as vésperas do ato de memória do aniversário de um ano da chacina do Cabula, foram  5 mortos na Engomadeira e nas imediações da Vila Moisés.

Coincidência?

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: